Estúdio Colírio's profile

Georges Méliès, o mágico do cinema

Georges Méliès
o mágico do cinema
Georges Méliès(1861-1938): desenhista, mágico, diretor de teatro, decorador, ator, técnico,produtor-diretor-distribuidor de mais de quinhentosfilmes entre 1896 e 1912.Durante quase vinte anos, Méliès reinou como mestre absoluto sobre o mundo dafantasia e dos truques cinematográficos. Sua contribuição para a sétima arte éessencial, porque ele abre à cinematografia então nascente e quaseexclusivamente documentária, as portas do sonho, da magia, da ficção. Mélièsrealiza um ato fundador ao unir o universo de Robert-Houdin à cronofotografiaou cinematografia de Marey e dos irmãos Lumière.

Gênio dosefeitos especiais, Méliès aplica ao cinema a técnica do ilusionismo e dalanterna mágica: pirotecnia, efeitos de óptica, deslocamento horizontal ouvertical do cenário, câmera parada, fusão de imagens, sobreimpressões, efeitosde edição e de cores na película. Tudo parece ter sido concebido e utilizadopor esse virtuoso da técnica.

Excelente ator,notável mímico dotado de surpreendente agilidade, Méliès atua em quase todos osseus filmes. Às vezes, ele se multiplica nas cenas, como em L’Hommeorchestre[O homem-orquestra](1900), em que sete Méliès aparecem na mesma imagem; ou, então, por meio de umtruque de óptica, sua cabeça incha até explodir (L’Homme à latêteencaoutchouc [O homem com cabeça de borracha],1901).

A partir de1909, ele passa por graves problemas financeiros. Em 1923, arruinado, Mélièsdestrói os negativos de todos os seus filmes. Para sustentar sua família, elevende brinquedos na estação ferroviária Montparnasse, antes de ir morar em umretiro localizado em Orly.

Georges Méliès, o mágico do cinema
Published:

Georges Méliès, o mágico do cinema

Exposição sobre Georges Méliès no MIS (museu da imagem e do som) de São Paulo.

Published:

Creative Fields